Filtro de Daltonismo

SIMBOLISMO E PRÉ-MODERNISMO

DATA: 08/05/2023 – Já passamos pelas Escolas da Era Colonial, a Era de Transição e o Romantismo, Realismo (bem como Naturalismo e Parnasianismo), seguimos na História da Literatura Brasileira: SIMBOLISMO (1893 – 1910) No final […]

8 de agosto de 2025 12:38 pm Ensino Médio, Linguagens

DATA: 08/05/2023 – Já passamos pelas Escolas da Era Colonial, a Era de Transição e o Romantismo, Realismo (bem como Naturalismo e Parnasianismo), seguimos na História da Literatura Brasileira:

SIMBOLISMO (1893 – 1910)

No final do século XIX, na Europa, predominavam os pensamentos cientificistas e positivistas, e junto tínhamos uma crescente onda de Revolução Industrial, e o fortalecimento do Capitalismo. Se de um lado havia o otimismo do avanço industrial, da riqueza e do progresso, do outro lado havia o crescimento das cidades, acompanhado da miséria, da sujeira, da exploração da mão-de-obra. Desse antagonismo surge o Simbolismo tentando resgatar a Humanidade.

Este período foi marcado por uma busca por formas de expressão mais subjetivas e simbólicas, em contraste com o Realismo que o precedeu. Entre suas características marcantes temos: a valorizavam da subjetividade e da expressão dos sentimentos individuais, uso de símbolos e metáforas, no lugar de representação direta da realidade, fuga da realidade por meio da espiritualidade e do misticismo, musicalidade na escrita.

A obra inaugural do Simbolismo no Brasil é Missal e Broquéis (de 1893) por Cruz e Sousa. Destaque para as obras Tropos e Fantasias também de Cruz e Sousa, Kyriale de Alphonsus de Guimarães, e Eu de Augusto dos Anjos.

Clique e acesse a obra, Broquéis

PRÉ-MODERNISMO (1910 – 1922)

O Pré-Modernismo foi o período literário que antecedeu a consolidação do movimento Modernista na década de 1920, por isso é considerado como uma escola de transição. Naquele momento ocorriam uma série de transformações sociais, econômicas e culturais que influenciaram a produção literária. Havia um desejo de romper com o que era produzido na Academia, que era uma arte importada da Europa, e construir uma literatura nacional, que retratasse a realidade brasileira.

Caracteriza-se o Pré-Modernismo como o hibridismo de estilos, comum das escolas de transição, incorporando elementos do Realismos, do Naturalismo e do Simbolismos, críticas as questões sociais, econômicas e políticas do Brasil, abordagem de temas urbanos e industriais, valorização das características regionais e da diversidade cultural brasileira (paisagens, costumes, sotaques, etc.).

Destaque para as obras Os Sertões de Euclides da Cunha, considerada a obra fundadora do Pré-Modernismo, Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto, Urupês de Monteiro Lobato, e Canaã de Graça Aranha.

Clique e acesse a obra, Os Sertões

FONTES:

• <https://pt.wikipedia.org/wiki/Escolas_liter%C3%A1rias> acesso em 29.11.2023;

• <https://www.infoescola.com/literatura/escolas-literarias/> acesso em 29.11.2023;

• <https://www.todamateria.com.br/escolas-literarias/> acesso em 29.11.2023;

• <http://www.dominiopublico.gov.br/> acesso em 29.11.2023;

• <https://www.todoestudo.com.br/literatura/literatura-brasileira> acesso em 29.11.2023;

• <https://brasilescola.uol.com.br/literatura/simbolismo.htm> acesso em 04.12.2023;

• <https://brasilescola.uol.com.br/literatura/premodernismo.htm> acesso em 04.12.2023;

Compartilhe


Veja também